estória §43


Entendi que existe uma grande diferença entre imaginar algo ou realizar algo. Na verdade, estes dois processos acontecem em planos muito distintos. Não há grande problema em imaginar e criar coisas na nossa mente, se não esquecermos que são os nossos actos que ditam quem nós somos. Se nos esquecermos de viver, a imaginação será uma prisam. Uma prisão dentro dos nossos próprios pensamentos. Tudo tem o seu tempo. Há um tempo para imaginar e um tempo para realizar.
*Ricardo Antunes

Foi bom ouvir (ler) esta frase. Não posso esquecer isto. Pois tenho noção que por vezes me perco nos meus pensamentos. Fico detida neles. Presa a eles. Neles. Acho que é um defeito meu. Um daqueles defeitos que vira feitio. E acaba por fazer parte da pessoa. Sonhar acordade é parte de mim. Apenas (só) tenho que por um limite a isso. A viver na e da imaginação. Sabe tão bem. Criar coisas na nossa mente. Ter uma espécie de vivência das coisas que só acontecem lá. Digo só. Porque algumas apenas ficam na nossa mente. Imaginamos coisas que são muito difíceis de realizar. Que se realizem. Todos nós temos alturas assim. Um tempo assim. Imaginar tudo e mais alguma coisa. O que no fundo queremos para nós. O que queremos experimentar. Viver. Mas que é díficil na vida real. Sabe tão bem. E pode fazer tão mal. Podemos correr o (grande) risco de ficarmos presos a isso. De não conseguirmos viver em condições devido a esse mundo imaginário. Dependentes tal como se fosse uma droga. E acabamos por nos focar tanto nisso que a vida passa ao lado. E nós? Nós não damos conta. Ou quando damos já é tarde. Já podiamos ter feito outras coisas. Já podiamos ter estado com outras pessoas. Além daquelas que fazem parte das nossas histórias. Não podes ficar apenas no teu mundo de sonhos. De pensamentos. Há tempo para tudo. Há um tempo para imaginar e um tempo para realizar. E acho que está na altura deste último. A imaginação disso já durou muito. De mais. Acredita. Às vezes tens que ter força para deitar mãos ao trabalho. À vida. Olha à tua volta. Vê o que tens. Vê quem tens. E não te esqueças de viver. Apanha o que puderes. Porque se só imaginares, acabas por viver na ilusão. Acabas por viver uma vida que não é a tua. Não vives. Sonha. Imagina. Mas em quantidade qb. Em quantidade moderada. É como o álcool. Se bem que às vezes há com cada bebedeira..
E não te esqueças de viver. (Não esqueço!)

Sem comentários: